Geografia de Lisboa

Lisboa, capital de Portugal, situa-se na margem direita do rio Tejo, no centro de Portugal. Portugal, por sua vez, encontra-se no sudoeste da Europa, fazendo fronteira com a Espanha a Norte e Este, sendo as vertentes sul e oeste banhadas pelo Oceano Atlântico. Lisboa é a cidade mais ocidental na Europa continental e fica a cerca de 300km do Algarve e a aproximadamente 400km da fronteira norte com a Espanha.

Tem uma área de 84 km2, 53 freguesias e uma população de quase 550 mil habitantes, sendo a mais populosa do país, seguida pela cidade do Porto. A zona conhecida como Grande Lisboa (que inclui Lisboa e as zonas circundantes) concentra uma densidade populacional de 3 milhões de habitantes, distribuídos por 2750 km2.

Lisboa está ligada à margem sul pela Ponte 25 de Abril (que foi inaugurada em 1966 e que liga Lisboa a Almada) e pela Vasco da Gama (inaugurada em 1998 e que liga Lisboa a Alcochete e Montijo). A norte encontra-se o distrito de Leiria e, a nordeste e este, Santarém. A sul encontra-se o Oceano Atlântico e o estuário do Tejo, que também delimita Lisboa a leste e que a separa do distrito de Setúbal.

O Rio Tejo é o maior da Península ibérica, sendo que nasce em Espanha, a 1593 metros de altitude na serra de Albarracín e desagua no Oceano Atlântico, já em Lisboa, após percorrer pouco mais de 1000 quilómetros.

E foi da foz do Rio Tejo que os portugueses partiram, em naus e caravelas, para descobrir o mundo.

Devido à sua localização geográfica privilegiada, o Porto de Lisboa recebe, todos os anos, centenas de navios de passageiros de luxo. Esta cidade possui ainda uma Reserva natural do Estuário do Tejo, onde nidificam diversas espécies de aves.

Faixa publicitária

autos en

Please update your Flash Player to view content.


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.