Lisboa - O Governo

Portugal é uma República desde a queda da monarquia, que se deu em 1910. O status de estado democrático apareceu com a conhecida Revolução do 25 de Abril (de 1974), também denominada Revolução dos Cravos, que deitou a baixo o sistema autoritário estabelecido por António de Oliveira Salazar, em 1932.

De acordo com a constituição de 1976, o Chefe de Estado de Portugal é o Presidente da República, que é eleito por um período de quatro anos. O Presidente representa a nação, é o Comandante Supremo das Forças Armadas, nomeia o Primeiro Ministro de acordo com os resultados eleitorais e pode dissolver a Assembleia da República, entre muitas outras responsabilidades.

As eleições para o Parlamento em Lisboa realizam-se de quatro em quatro anos, à semelhança do que acontece com as eleições do Presidente da República, dos Governos regionais e dos concelhos locais. As eleições são coloridas, barulhentas e divertidas e os candidatos dos vários partidos políticos percorrem todo o país, com atracções artísticas atrás, organizando o que se chama comícios, onde se tenta angariar o maior número possível de votos.
Faixa publicitária

autos en

Please update your Flash Player to view content.


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.