Eventos em Lisboa, Festas e Atrações 2015

O calendário de eventos de Lisboa está recheado de diversos festivais e eventos culturais durante todo o ano, desde exposições de arte e artesanato a eventos de moda, gastronomia e cinema. Os fãs aderem em massa aos grandes festivais de música de Verão, enquanto o teatro contemporâneo, concertos de jazz ao ar livre e competições de automobilismo oferecem opções para todos os gostos. As tradicionais festas nas cidades de Óbidos e Fátima também atraem muitos locais e visitantes.

Uma nota: os eventos que se realizam fora de Lisboa estão assinalados com um asterisco (*).

Janeiro

Concerto de Ano Novo – Centro Cultural de Belém – 1º de Janeiro
Tal como acontece noutras cidades do mundo, o Ano Novo em Lisboa é celebrado com um grande concerto. O concerto de Ano Novo acontece no Centro Cultural de Belém (CCB) na noite de 1 de Janeiro e é protagonizado pela prestigiada Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Fado in Chiado – Cine Theatro Gymnásio - 1 de Janeiro a 31 de Dezembro
Experiencie o coração e alma da cultura portuguesa no Fado in Chiado. Ao longo de todo o ano, cantores e músicos talentosos tocam este género de música exclusivamente português, que foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este espectáculo de fado ao vivo realiza-se, todas as noites, no Cine Theatro Gymnásio (excepto aos domingos), acompanhado de uma apresentação multimédia das atracções mais emblemáticas de Lisboa.

Fevereiro

Carnaval em Lisboa
Durante a época do Carnaval, as ruas de Lisboa ficam povoadas de foliões. Celebrado com um vasto programa de eventos gratuitos pela cidade, o destaque vai para o cortejo de Carnaval que acontece na terça-feira de Carnaval, com figurinos deslumbrantes e grupos de samba na baixa de Lisboa. Muitas pessoas disfarçam-se com fatos coloridos e percorrem os bares e ruas da cidade para ouvir e dançar samba. Os festejos de Carnaval em Torres Vedras, Loures e em Sesimbra também são eventos muito populares.

Março

Moda Lisboa (Lisboa Fashion Week) – Pátio da Galé - Terreiro do Paço
O Moda Lisboa é o mais aclamado evento de moda em Lisboa, proporcionando aos estilistas nacionais um momento alto para que possam mostrar as suas últimas colecções. Duas vezes por ano (em Março e em Outubro), no Pátio da Galé, designers conceituados ou em ascensão apresentam novos modelos inspiradores e colecções arrojadas para as próximas estações, com qualidade e glamour crescentes de ano para ano.

Meia Maratona de Lisboa EDP
Há mais de 20 anos que a Meia Maratona de Lisboa EDP atrai atletas de elite de todo o mundo. O percurso plano e rápido começa no lado sul da Ponte 25 de Abril, atravessa o Rio Tejo e termina em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém. Atravessar a correr os 2,2 quilómetros de comprimento da Ponte 25 de Abril é uma experiência rara e emocionante e o recorde mundial da meia maratona já foi quebrado várias vezes ao longo da história deste evento.

Abril

Semana Santa (Páscoa) - *Óbidos
A Semana Santa em Óbidos remonta ao século XVII (de 1601 a 1700). Desde a Sexta-feira Santa ao Domingo de Páscoa, as cerimónias solenes religiosas incluem encenações tradicionais, missas e procissões com tochas. Atraindo milhares de visitantes e devotos todos os anos, o programa cultural também inclui exposições de esculturas, actuações musicais e visitas guiadas à cidade histórica.

Peixe em Lisboa – Pátio da Galé - Terreiro do Paço
‘Peixe em Lisboa’ é um popular festival de gastronomia que celebra uma das principais especialidades da cidade – o peixe – que é habilmente preparado numa variedade de combinações e sabores de deixar água na boca. Passeie pelos stands de exposições para comprar produtos gourmet, desfrute das palestras e demonstrações, assista a demonstrações culinárias e saboreie as delícias gastronómicas preparadas pelos mais famosos chefs de Portugal.

Dias da Música em Belém – Centro Cultural de Belém
Organizado pelo Centro Cultural de Belém (CCB), este festival de música integra um conjunto de concertos, actividades diversas e workshops para amantes da música de todas as idades, de adultos a famílias, crianças e até bebés. Os concertos acontecem em diferentes locais do CCB e variam entre concertos de música clássica a jazz, ópera e música folk.

Indie Lisboa – Festival Internacional de Cinema Independente (Abril/Maio)
Um dos principais festivais de cinema de Lisboa, o Indie Lisboa dedica-se ao cinema contemporâneo independente, produzido por novos e promissores cineastas portugueses e internacionais. Há longas metragens dos cinco continentes para todos os amantes de cinema, incluindo animação, documentários, curtas metragens e filmes experimentais. A par das exibições que decorrem em vários cinemas da cidade, há também palestras e aulas proferidas por cineastas e convidados especiais.

Torneio de Ténis Estoril Open – Oeiras (Abril/Maio)
O Estoril Open é um torneio ATP e WTA que oferece uma oportunidade única de ver em acções tenistas masculinos e femininos que estão no topo do ranking. Realizado no Estádio Nacional, em Oeiras, este grande torneio internacional de ténis atrai alguns dos melhores tenistas do mundo.

Festival Internacional de Chocolate - *Óbidos (Abril/Maio)
A encantadora cidade de Óbidos é, anualmente, a anfitriã do Festival Internacional de Chocolate, que apresenta sempre um vasto e atraente programa de eventos para todas as idades. Desde demonstrações de culinária, cake design a competições de decoração e uma fantástica exibição de esculturas de chocolate, este festival é uma deliciosa celebração do chocolate. As crianças irão adorar fazer parte de várias actividades de confecção de chocolates, enquanto uma série de espectáculos e actuações musicais irão entreter os visitantes.

Maio

Jazz em Lisboa – Lisboa e Estoril (De Maio a Setembro)
O MEO Out Jazz é uma série de concertos ao ar livre que decorrem aos domingos à tarde, em fantásticos parques e jardins, enquanto o Jazz às 5as acontece todas as quintas-feiras no Centro Cultural de Belém. O Estoril Jazz é um grande evento, com a duração de uma semana, para os aficionados do jazz, atraindo um grande número de músicos e grupos aclamados à cosmopolita costa do Estoril.

Lisboa International Trialthlon – Parque das Nações
Realizado no futurista Parque das Nações ao longo da zona ribeirinha, o Lisboa International Triathlon atrai mais de 800 participantes de 30 países. O percurso a nado é feito num lago artificial único, o curso feito de bicicleta oferece vistas deslumbrantes para o Rio Tejo e o percurso a correr é realizado no centro do local. As temperaturas médias no dia da corrida rondam os 26 graus e a exposição de equipamentos e vestuário é feita durante os três dias do evento.

Peregrinações a Fátima - *Fátima – 11 a 13 de Maio
A cidade de Fátima é conhecida pelo seu santuário religioso e pelas aparições de Nossa Senhora de Fátima, que ocorreram em 1917. A grandiosa praça e basílica enchem-se de peregrinos e de devotos no aniversário das aparições, cujas celebrações incluem missas multilingues e procissões de velas. O coração do santuário é a Capela das Aparições, enquanto o Monumento do Sagrado Coração de Jesus está no centro da praça.

Alkantara Festival
O Alkantara Festival é uma bienal internacional dedicada às artes performativas. Durante o período do festival, muitas salas de concertos de Lisboa, teatros, praças e parques enchem de apresentações de música, teatro e danças performativas. O programa diversificado de eventos culturais atrai artistas de Portugal, de toda a Europa e de várias partes do mundo. Não perca a paixão e o drama do Alkantara Festival!

Festival de Sintra – (Maio/Junho)
Durante duas semanas no Verão, música clássica enche as salas de concertos, casas senhoriais e palácios históricos da encantadora vila de Sintra. O Festival de Sintra é uma celebração da música, dança, teatro e eventos culturais protagonizados por pianistas internacionais, maestros e músicos, bem como conjuntos locais. Os eventos realizam-se em alguns dos mais belos locais de Lisboa, incluindo o Palácio Nacional de Queluz, o Palácio Nacional de Sintra e o Centro Cultural Olga Cadaval.

Rock in Rio – Parque da Bela Vista (último fim-de-semana de Maio e primeiro de Junho)
De dois em dois anos, o Rock in Rio regressa a Lisboa como um dos maiores festivais de música do mundo. Encabeçado pelos maiores nomes do Rock e do Pop, o festival também dá grande atenção à criação de uma consciência global sobre as questões ambientais. Com origem no Rio de Janeiro, no ano de 1985, o Rock in Rio expandiu-se depois para Lisboa e Madrid. O Parque da Bela Vista transforma-se num imenso parque temático durante o evento, com passeios e áreas de alimentação.

Junho

Festas de Lisboa – 1 a 30 de Junho
Há mais de 80 anos que a cidade de Lisboa ganha vida durante o mês de Junho, com as festividades em honra ao padroeiro, Santo António. Os bairros de Alfama e Bairro Alto são decorados com muita cor para a ocasião e há concertos gratuitas em várias partes da cidade. Um dos destaques são as Marchas de Santo António, um grande desfile ao longo da Avenida da Liberdade, na noite de 12 de Junho. Locais e visitantes festejam com sardinhas assadas e desfrutam o ambiente de festa em toda a cidade!

Arraial Pride – Terreiro do Paço
O Arraial Pride é uma festa ao ar livre, no Terreiro do Paço, e o maior evento do movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros em Lisboa. Esta animada celebração da diversidade e identidade é parte das anuais Festas de Lisboa e inclui a actuação de DJ e músicos e uma zona de barracas, bares, restaurantes, exibições de filmes gay e actividades para crianças.

Festival Flamenco de Lisboa
Energético e sedutor, o Festival Flamenco de Lisboa reúne os mais reconhecidos dançarinos e músicos de flamengo do mundo. Este festival, com a duração de uma semana, contempla concertos, exposições, seminários, cozinha gourmet, belos figurinos e música comovente e dramática a vários espaços de Lisboa.

Festival ao Largo – Largo de São Carlos (Junho/Julho)
Ao longo do mês de Junho e Julho, um programa gratuito de artes e eventos culturais desenrola-se no Largo de São Carlos, no coração do Chiado. A grande praça em frente ao Teatro São Carlos é um belo cenário para actuações de música clássica, protagonizada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra da Gulbenkian, acompanhados por músicos convidados, acntores e coros. Uma oportunidade única de desfrutar concertos de Verão no centro de Lisboa!

Julho

Mercado Medieval de Óbidos - *Óbidos
Volte atrás no tempo no Mercado Medieval de Óbidos, quando a cidade cercada por muralhas recria o espírito medieval europeu durante duas semanas, em Julho. Passeie pela cidade para ver as pessoas vestidas com os trajes medievais – de nobres a comerciantes e bobos da corte. Poetas errantes tocam músicas pelas ruas, enquanto artistas e cuspidores de fogo actuam para locais e visitantes. O mercado ao ar livre oferece uma grande variedade de artesanato tradicional e vários eventos são realizados ao lado do castelo, incluindo torneios emocionantes.

Festival de Teatro de Almada
O Festival de Teatro de Almada é o principal festival de teatro em Portugal, atraindo mais de 30 mil espectadores que atravessam o Rio Tejo em direcção a Almada. Com um programa diversificado de teatro contemporâneo, este festival atrai os melhores artistas, produtores e directores das companhias de teatro de toda a Europa. Este evento decorre em vários locais e o programa contempla também simpósios internacionais com directores, produtores e actores, workshops e apresentações de música e danças tradicionais de todo o mundo.

Festival de Música Super Bock Super Rock – Parque das Nações
Com grandes artistas mundiais da cena rock, pop, metal e electrónica a encabeçar o cartaz, o Super Bock Super Rock tem se tornado um dos maiores festivais de música em Portugal. Com a promessa de ser um fim-de-semana fantástico com sol, mar e rock’n’roll, este evento de três dias acontece na bonita localidade de Lisboa, Parque das Nações. Depois de as últimas edições terem acontecido na Praia do Meco, em Sesimbra, este festival voltou em 2015 a Lisboa, ao Parque das Nações, vinte anos depois de ter nascido junto ao Rio Tejo, na Doca Marítima de Alcântara. Esta nova localização oferece flexibilidade em termos de transportes e de oferta hoteleira.

NOS Alive – Passeio Marítimo de Algés
O NOS Alive é um grande evento de música em Lisboa, um festival de três ansiosamente aguardado, onde actua um número notável de bandas internacionais, bem como bandas portuguesas. Com uma deslumbrante localização, no Passeio Marítimo de Algés, as maiores estrelas do rock, pop e DJ actuam em vários palcos, havendo também barracas, eventos artísticos, bares e restaurantes. É possível acampar em Monsanto, estando disponível transporte gratuito para o local do festival.

EDP CoolJazz – Oeiras
O EDP CoolJazz oferece aos visitantes uma oportunidade maravilhosa para apreciarem a fantástica cena do jazz em Lisboa. Um dos eventos mais importantes de Lisboa desde 2004, o EDP CoolJazz acontece em Oeiras, no mês de Julho. Concertos ao ar livre com artistas nacionais e internacionais combinam música, história e natureza, uma óptima maneira para desfrutar das perfeitas noites de Verão de Lisboa.

Semanas de Música do Estoril – Estoril
A iniciativa Semanas de Música do Estoril foi criada em 2001 com a fusão de três grandes eventos de música clássica. Realizada em diversos locais de eventos no Estoril, este festival tem evoluído nos últimos anos de forma a incluir concertos orquestrais e corais, bem como actuações ao ar livre e recitais. Os cursos de mestrado internacionais são abertos a participantes de todo o mundo e conduzidos por músicos de renome internacional, enquanto que o Concurso Nacional do Estoril contribui para a promoção de novos e talentosos músicos.

Festival dos Oceanos – Lisboa
Aproveite o sol de Verão de Lisboa e a brisa refrescante do oceano no Festival dos Oceanos, que atrai milhares de visitantes à zona ribeirinha da cidade. Um dos maiores eventos de Verão em Lisboa, este festival de duas semanas tem sempre um tema diferente, inspirado no oceano e inclui um conjunto de eventos gratuitos para todas as idades, como concertos, animação cultural, espectáculos de rua e fogo de artifício de Belém ao Parque das Nações. Muitos museus estão também abertos à noite no âmbito deste evento.

Festival Internacional de Artesanato
Há mais de duas décadas que já existe a Feira Internacional de Artesanato, que acontece em Lisboa no Parque das Nações. Esta feira é a maior mostra de artesanato da Península Ibérica, sendo que pode encontrar neste espaço largas dezenas (se não mais de uma centena) de artesãos, vindos de toda a parte do país, que mostram os seus trabalhos e promovem a terra de onde vêm.

Noites de Verão no MNAC – Museu de Arte Contemporânea do Chiado – Julho a Setembro
De Julho a Setembro, as noites são diferentes no Museu do Chiado. Todas as sextas-feiras, na área exterior do museu, no Jardim das Esculturas, há concertos de entrada livre e de várias sonoridades, com vários artistas convidados de qualidade.

Agosto

Jazz em Agosto – Fundação Calouste Gulbenkian
Encabeçado por aclamados músicos de jazz internacionais e conjuntos populares, o Jazz em Agosto dá indicações inovadoras do jazz contemporâneo. Desde o modesto início em 1984, este popular evento tem vindo a transformar-se num festival internacional de música, protagonizado por uma nova geração de músicos de jazz. Realizado no belo anfiteatro ao ar livre da Fundação Calouste Gulbenkian, o programa de música e eventos é convincente e a não perder!

Festas do Mar – Cascais
O Festas do Mar é um festival gratuito que decorre na frente-mar de Cascais, que fica a oeste do centro da cidade de Lisboa. Com a duração de dez dias, este festival acontece em vários locais e inclui mostras de artesanato, cozinha portuguesa, concertos de bandas nacionais e internacionais e um fantástico fogo-de-artifício. A tradicional procissão em honra de Nova Senhora dos Navegantes realiza-se no último dia do festival.

Setembro

Happy Holi – Festival das Cores – Lisboa
O Happy Holi é um festival de música, dança e, literalmente, de cor! O Happy Holi Lisboa atrai milhares e milhares de participantes, numa iniciativa considerada um sucesso e única. Este festival é para todo o tipo de público e prevê a actuação de DJ e outras actividades divertidas. O ponto alto deste festival é quando são lançados os pós coloridos, que pintam todos os participantes, enchendo o ambiente de cor e de muita alegria.

Festival Música Viva – Centro Cultural de Belém
Oferecendo muito mais do que uma série de concertos, o Festival de Música Viva pretende mostrar obras de talentosos jovens compositores no campo da música clássica contemporânea. Há já 20 anos que este festival recebe os melhores compositores europeus e internacionais, actuações audiovisuais interactivas e diversas representações de infinitas possibilidades de improvisação e som.

Motelx Festival Internacional de Cinema de Terror – Cinema São Jorge
O anual Motelx Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa apresenta uma selecção dos melhores (mais aterrorizantes) e mais recentes filmes de terror para os fãs deste tipo de cinema. Apresentado no Cinema São Jorge, este género varia do clássico ao experimental e do sobrenatural aos filmes com monstros. O prémio Motelx para Melhor Realizador Português de Curta Metragem de Filme de Terror é também exibido, bem como outros filmes, documentários, curtas internacionais e há também um programa especial para o público mais jovem.

Festival Caixa Alfama
O Festival Caixa Alfama tem como objectivo homenagear e distinguir o fado. Neste festival actuam grandes e promissores nomes do fado, que juntos celebram este tipo de música unicamente portuguesa. Este evento decorre em Alfama e há actuações, de mais de 40 fadistas, em vários palcos deste bairro histórico.

Outubro

Festival do Cinema Francês
Em parceria com a Alliance Française Portugal, este festival de cinema francês é um evento muito popular para os francófilos de todo o país. O festival percorre seis cidades em Portugal (Lisboa, Porto, Faro e Coimbra), atraindo um público de mais de 30 mil espectadores. Exibindo filmes premiados, de tributos e obras-primas cinematográficas francesas, vários actores e directores são também convidados a apresentar e a discutir os seus filmes. O programa também inclui filmes de animação, música e performances de artes visuais.

DocLisboa – Festival Internacional de Cinema
Dedicado ao género de documentários, o DocLisboa oferece um programa diverso de filme não-ficção e documentários livres de cineastas europeus e internacionais de renome. Atraindo mais de 30 mil visitantes por ano, este festival de cinema independente esforça-se para oferecer um fórum público de reflexão e debate, complementado com eventos, como aulas, retrospectivas, workshops, exposições e documentários para crianças. Os documentários são exibidos em vários espaços de Lisboa.

Festival Sintra Misty – Centro Cultural Olga de Cadaval
Realizado nas belas colinas de Sintra, o Festival Sintra Misty é uma festa de música do mundo, com foco na arte de compor. Todos os anos, este festival de música e de palavras oferece um programa soberbo de eventos no Centro Cultural Olga de Cadaval, que inclui um alinhamento composto por artistas locais e internacionais que tocam música folk, rock e electrónica.

Novembro

Lisbon & Estoril Film Festival
Os aficionados por filmes podem desfrutar de um fantástico programa de filmes e eventos no Lisbon & Estoril Film Festival, que acontece todos os anos. Apresentando os mais recentes filmes europeus e internacionais, neste festival há uma série de eventos associados, como master classes com figuras influentes do mundo do cinema, exposições de arte, concertos, workshops para crianças e homenagens a cineastas que se destacaram. Os filmes passam em vários espaços em Lisboa e no Estoril, incluindo o Cinema São Jorge, o Centro Cultural de Belém e o Casino Estoril.

Arte Lisboa
O Arte Lisboa é uma feira de arte contemporânea, que decorre durante quatro dias e tem à exposição obras de arte locais e internacionais de artistas de renome e em ascensão. Realizada na Feira Internacional de Lisboa (FIL) à beira do Rio Tejo, no Parque das Nações, o Arte Lisboa apresenta uma série de galerias de arte que representam artistas visionários de Portugal, do resto da Europa e da comunidade internacional de arte, reunindo directores de museus, conservadores, galeristas, artistas e coleccionadores, bem como cerca de 20 mil visitantes por ano.

Dezembro

Maratona de Lisboa
A maratona de Lisboa é uma corrida muito popular, cujo percurso contempla as ruas e as colinas da capital portuguesa. Os participantes podem escolher um dos três percursos (a maratona completa - 42 km-, a meia maratona e a mini-maratona de 6 km), que dão a volta ao centro de Lisboa e acaba no Estádio 1º de Maio. A temperatura em Dezembro é fresca, mas ainda há sol, com a taxa de humidade na ordem dos 45% - as condições ideais para uma corrida!

Natal em Lisboa
Lisboa deslumbra na época do Natal, com luzes e mais luzes a piscar e com a cidade toda decorada, especialmente na zona do Chiado e na Avenida da Liberdade. Coros actuam em várias igrejas e praças da cidade, criando uma magnífica atmosfera festiva. Compre castanhas assadas, vendidas em pequenos carros nas esquinas das ruas, e experimente o Bolo-rei, um bolo tradicional da gastronomia natalícia portuguesa, coberto de frutas cristalizadas.

Véspera de Ano Novo – Terreiro do Paço – 31 de Dezembro
A véspera de Ano Novo em Lisboa é celebrada com toda a pompa para marca a transição para um novo ano. No Terreiro do Paço são montados palcos por onde passarão, nessa noite, vários artistas portugueses de renome para concertos ao vivo. Junte-se à multidão e às festas e encontre o local ideal ao longo da zona ribeirinha para assistir ao fogo de artifício, à meia-noite.

As suas Fotos

Faixa publicitária

autos en

  • index_01.jpg
  • index_02.jpg
  • index_03.jpg
  • index_04.jpg
  • index_05.jpg
  • index_06.jpg


Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.