Azulejos

Os magníficos azulejos chegaram à Europa pelas mãos de viajantes provenientes do Norte de África. Azulejo surgiu da palavra Árabe "azzelij", que era usada quando se fazia menção a uma pedra pequena, achatada e polida.

Em Lisboa, os azulejos contam-nos muito acerca do passado turbulento da cidade. No Mosteiro de São Vicente de Fora, pode apreciar um painel incrível que descreve a conquista de Lisboa: Cristãos a escalar as muralhas defendidas pelos Muçulmanos, bandeiras com luas crescentes hasteadas, cadáveres, espadas e setas são apenas alguns dos elementos presentes neste painel.

Quer saber mais?... Abra bem os olhos e descubra por si mesmo! Procure estas verdadeiras obras de arte em museus, miradouros, estações de metro, no Oceanário de Lisboa e em diversos palácios e veja como Lisboa era antes do terramoto de 1755, como os azulejos eram usados para expressar a prosperidade de mansões e igrejas e como um canal de água de 115 metros coberto de azulejos pode cortar a respiração até ao mais simples dos mortais (no Palácio de Queluz).

Leia mais sobre azulejos em Lisboa na nossa página de actualidades.


Faixa publicitária

autos en