Lisboa - O Governo

Portugal é uma República desde a queda da monarquia, que se deu em 1910. O status de estado democrático apareceu com a conhecida Revolução do 25 de Abril (de 1974), também denominada Revolução dos Cravos, que deitou a baixo o sistema autoritário estabelecido por António de Oliveira Salazar, em 1932.

De acordo com a constituição de 1976, o Chefe de Estado de Portugal é o Presidente da República, que é eleito por um período de quatro anos. O Presidente representa a nação, é o Comandante Supremo das Forças Armadas, nomeia o Primeiro Ministro de acordo com os resultados eleitorais e pode dissolver a Assembleia da República, entre muitas outras responsabilidades.

As eleições para o Parlamento em Lisboa realizam-se de quatro em quatro anos, à semelhança do que acontece com as eleições do Presidente da República, dos Governos regionais e dos concelhos locais. As eleições são coloridas, barulhentas e divertidas e os candidatos dos vários partidos políticos percorrem todo o país, com atracções artísticas atrás, organizando o que se chama comícios, onde se tenta angariar o maior número possível de votos.
Faixa publicitária

autos en



Utilizamos cookies para fornecer os nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, concorda com a nossa utilização de cookies.